segunda-feira, 18 de julho de 2011

Se Rasgum anuncia bandas da Seletiva de Marabá

 

A organização do Festival Se Rasgum divulga bandas que se apresentarão em Marabá e disputarão as duas vagas na programação da sexta edição do Festival, de 14 a 20 de novembro, em Belém.

Com a missão de abraçar a música paraense e mapear novos talentos no interior do estado, a Se Rasgum anuncia sua primeira Seletiva fora de Belém, que receberá 10 bandas da região sudeste no palco da Orla do Rio Tocantins (Praça São Félix) dia 24 de julho, domingo, fechando a programação do III Rock Rio Tocantins. Serão 15 minutos para cada apresentação, em que as bandas serão analisadas por três jurados presenciais e pelo público. Duas bandas serão escolhidas para compor a programação do VI Festival Se Rasgum, de 14 a 20 de novembro, em Belém. As apresentações terão início às 18h, e o encerramento será com o show de Juca Culatra e Cristal Reggae.
 
A Seletiva é uma realização da Se Rasgum Produções, patrocinada pelo programa Conexão Vivo e Petrobrás, e será realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Prefeitura de Marabá, com apoio da produtora local PMM e a Liga de Bandas de Rock de Marabá.
 
As bandas passaram por um processo de inscrição através do site da produtora (www.serasgum.com.br), em que precisavam apenas enviar suas músicas autorais. A partir daí, a avaliação passou por três curadores, que deram suas notas, em que as 10 bandas com notas mais altas foram selecionadas para a apresentação de Marabá. Os jurados convidados pela organização foram o radiolista Beto Fares, o produtor cultural baiano Vince Athayde e um dos organizadores do Festival Se Rasgum, Marcelo Damaso.
 
Beto é o apresentador do programa Balanço do Rock, que está no ar há mais de 15 anos na Rádio Cultura, é também diretor da Rádio Cultura e produtor musical, já tendo gravado discos de diversos artistas paraenses. Vince Athayde é músico e produtor cultural da Bahia, foi um dos criadores da Rede Motiva, foi vocalista da banda Lampirônicos e produtor do Zona Mundi. E Marcelo Damaso é um dos organizadores do Festival Se Rasgum, que acontece desde 2006 em Belém, e trabalha também como jornalista freelancer, escrevendo sobre música, cultura e comportamento.
 
O Se Rasgum integra a rede Conexão Vivo, uma iniciativa da operadora Vivo, dedicada ao desenvolvimento do setor produtivo da música, e, pelo terceiro ano consecutivo, compartilha os propósitos e os desafios da interiorização e da circulação de novos nomes da música brasileira. Em 2011, as Seletivas e o Festival Se Rasgum também contam com o patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, através do edital de patrocínio para festivais de música.
 
Bandas selecionadas para Seletiva em Marabá
(a ordem de apresentação será definida em sorteio):

16-Bits
Pablo Belusso
Antônio Coelho & Projeto Vertigem
Lívio Tollezan
Pirucaba Jazz
Prima Matéria
Antcorpus
Black Jr.
Matriz 104
Rock Nature


SERVIÇO
Festival Rock Rio Tocantins, dias 22 e 23 na Orla do Rio Tocantins, em Marabá (PA).
Dia 24 é a Seletiva Se Rasgum. As bandas selecionadas se apresentarão
A partir das 18h. Aberto ao público.


Texto disponível em: http://www.serasgum.com.br/hotsite/resultado

1 comentários:

Engenheiro Roschach disse...

As empresas que patrocinam o evento chamado” Se rasgum” estão de parabéns por estarem patrocinando um acontecimento de grande importância para a cultura e desenvolvimento social. A Se rasgum por onde passa deixa sua marca registrada, ela que já deu a oportunidade para diversas bandas de garagem desconhecidas pelo público a serem reconhecidas pela sua qualidade musical quando escolhidas por seu mérito. Agora que chegou a Marabá em sua primeira edição trouxe muita esperança para as bandas locais, que jamais tiveram essa oportunidade para estar mostrando seu trabalho além da sua cidade.
Os patrocinadores e os líderes da Se rasgum fizeram como estava no script, montaram, toda a estrutura, todo o processo para que houvesse a seleção das bandas e fizeram com que todo esse sonho de bandas coadjuvantes viessem a tona. E as bandas por sua vez não deixaram por menos; comporam músicas com toda a bagagem que assimilaram durante anos de esmero, esses pequenos músicos fizeram com que um sonho muito antigo pudesse acontecer, que é o sonho de disputar num evento grande com outras bandas que também almejam o sucesso. O palco estava lá, o público compareceu, o público votou. Tudo estava perfeito, havia esperança e era emocionante sentir aquela dúvida: - quem será o vencedor, será que será nossa banda? Aí foi dado o resultado. Um resultado, que surpreendeu, calou e feriu o coração de uma grande maioria dos que ainda estavam lá presentes. Os ganhadores do primeiro lugar foram sensacionais, eles mostraram porque estão preparados para enfrentar outros grupos musicais em Belém. Mas quanto aos ganhadores do segundo lugar, foi esse o problema, ninguém conseguiu digerir, nenhum dos que estavam presentes entenderam esse resultado. Todos ficaram confusos, pasmos e fizeram uma pergunta que não quer calar, o que foi que aconteceu?
Ora esse evento que presta serviços as pessoas e que diz em seu regulamento julgar as bandas com sua técnica musical, sua composição, sua regionalidade, sua originalidade, seu ensaio para apresentar um trabalho e um som de qualidade ao público. Isso não aconteceu, isso deixou muita gente triste, porque nada do que foi colocado como regra aplacou nesse resultado. O público não é ingênuo, existem pessoas em Marabá que entendem de música, que buscam qualidade e música boa, esse resultado deixou a imagem da Se rasgum feia para todos, e os patrocinadores apartir disto tem que ficar com um pé atrás quanto a esses fatores que tiram toda a magia do evento.
A Se rasgum tem nome, ela tem bagagem e não pode ser negligente, é claro que equívocos acontecem, afinal somos todos seres humanos. Venho através deste texto em nome de todo o público, das bandas, em nome da música de qualidade(que é o selo da Se rasgum) em nome da democracia pedir encarecidamente que ponha mais uma banda para disputar em Belém contra as bandas de lá, até porque seria injusto desclassificar a de segunda posição. O evento foi registrado ao vivo e todo mundo viu, todo mundo aprendeu quepor ser a primeira realização em Marabá erros são aceitos, para que se possa melhorar da segunda vez. E decisões tem de ser tomadas quando o público pede, afinal eles são a voz de todos.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para citar fatos que poderiam melhorar o evento, por exemplo: - Montar um grupo de jurados que apareça e mostre a imparcialidade das votações, que seja apurado o voto do público abertamente para não haver dúvidas. Como muita música autoral é desconhecida ao público, seria bom colocar no telão as letras da música para o povo passar a conhecer não só o som, mas a mensagem que o grupo está tentando evidenciar

Postar um comentário