Venho através desta postagem divulgar uma nova ideia para fortalecer o nosso cenário do interior do Pará: O Coletivo Poeira.
Como assim?
As cenas de muitas cidades do interior do Pará estão em crecimento, as bandas novas estão surgindo e o público está gradativamente, aparecendo. Junto a estas, estão aparecendo bandas mais sérias, com vontade de fazer um trabalho concreto como: gravação de disco, produção de eventos, divulgação e circulação.
Tendo em vista que o estado do Pará tem grandes dimênsões, as dificuldades para estas metas serem cumpridas são muitas. Além da enorme distância entre uma cidade a outra, as bandas autorais tem pouca divulgação entre as cidades, por exemplo: A banda Anja toca em marabá, com um set inteiramente autoral, a banda tem disco gravado, mas este não chegou ao público de lá, assim sendo, a maioria do público vai ficar de braços cruzados, pois desconhecem o que a banda está tocando.
O coletivo terá como prioridade valorizar todas as bandas do circuito alternativo do interior, promovedo divulgação mútua em todas as cidades participantes do coletivo, através das bandas representantes. Realizando eventos undergrounds para a circulação de todas as bandas envolvidas e fortalecendo a marca para que haja reconhecimento e mais facilidade de captação de recursos através de patrocínios e apoios culturais.
O que é um coletivo?
De acordo com a Wikipédia: Coletivo (grupo). O termo eventualmente é utilizado para se referir a grupos de pessoas que assumem uma mesma orientação política, artística e/ou estética e reúnem-se associações (normalmente de caráter informal) conhecidas como coletivos.
Por que fazer um coletivo?
A ideia de junção entre as bandas do interior vai ser um grande passo para o fortalecimento e crescimento da cena e das bandas. O público vai aumentar, a partir do momento em que todas as bandas e suas músicas forem conhecidas. Surgirão festivais nas cidades polo, onde haverá circulação das bandas do coletivo e convidadas. Será muito mais fácil arrumar apoio, usando a força do nome do coletivo. Tudo será mais centralizado e organizado, passando assim uma imagem de credibilidade.
Por que Poeira?
O nome “Poeira” surgiu porque, poeira é o que todas as bandas levam na cara quando viajam entre uma cidade e outra. Viajando pela transamazônica e por estradas de chão, típico do interior do Pará.
Primeiros Passos:
As primeiras ações do coletivo serão a abertura de um blog/site, onde serão divulgadas todas as ações do coletivo, as bandas e outros assuntos relacionados. Neste blog, vamos soltar muitas matérias sobre as bandas, assim dando um portal referência ao público, para que ouça os sons e saiba o que acontece pela região.
Formar um ponto de distribuição de material em cada cidade polo. Venda de discos, adesivos, bottons e camisetas das bandas do coletivo.
Fazer um fanzine do coletivo, que será distribuido em todas as cidades polo, com matérias sobre o mundo underground, bandas da região e sobre o que acontece nas cenas.
Promover rockadas e festivais com as bandas do coletivo, para promover a circulação delas por todas as cidades polo.
Como participar?
Para participar do coletivo basta ser banda autoral ou com intenção de ser autoral. Confirmar, mandando um e-mail oficial e, se possível, material da banda como: release, fotos e músicas.
O que eu faço no coletivo?
Todos os envolvidos no coletivo terão a sua parte no trabalho, como: divulgação, produção de eventos, gravação, produção de matérias... Tudo isso será definido em comum acordo entre todos.
Cada cidade polo terá sua equipe e será auxiliada pelos outros membros de outras cidades se necessário.
Galera, por enquanto é isso, quem quiser participar entre em contato, para que fluam as ideias. Estamos sempre abertos a sugestões, discutiremos todas.
Valeu!
1 comentários:
o/
muito boom.
necessário mesmo divulgar tantas bandas de ótimo material que ficam sem reconhecimento.
já está devidamente divulgado no meu blog também. =D
Parabéns e Sucesso.
Postar um comentário