Sincera (Belém), pela primeira vez em Marabá
Por: Jairon Gomes
Blog Cultura em Movimento (Marabá - PA)
Fotos por: Jairon Gomes e Arllyn Mello
Foi Show a I Edição do Coletivo Poeira Rock em Marabá e o Aniversário de 1 Ano do Blog Cultura em Movimento. Em uma atividade que aconteceu na Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus Marabá. Uma fusão de processos coletivos onde a música era o centro de todas as atenções. Promover as bandas de rock do interior do estado do Pará, principalmente das cidades que se concentram na região da Transamazônica era a tônica proposta no festival. A circulação, difusão e comercialização dessas bandas, que buscam com muito esforço seu lugar no cenário musical Paraense e conseqüentemente na música brasileira, faz de um grupo de jovens a luta para a busca por seus espaços. Em um palco que recebeu as bandas Prima Matéria (Marabá), Teatro de Kimera (Marabá), Belzeblues (Marabá) e 16 Bits (Novo Repartimento) e Sincera (Belém). Essa última já em proporção nacional, tendo recentemente se apresentado em Belém na abertura do show do Dead Fish. Sem mencionarmos a participação dos Djs Poeira (@CultMov e Eduardo da Banda Paralelo 11 de Primavera no Pará).
16-Bits (Novo Repartimento), arrebatou um público novo com o seu som autoral
Para os organizadores do festival, trabalhar a questão de músicas autorais é um caminho que deve ser almejado por quem está inserido no campo da música atualmente. Nada contra as bandas que fazem covers de outros artistas e bandas, mas precisamos construir o nosso próprio caminho, aponta Tobias de Tarso (Banda Teatro de Kimera - Marabá) um dos articuladores locais, que em parceria com Home Serejo (Banda 16 Bits de Novo Repartimento) tiveram a brilhante idéia de formar o Coletivo Poeira Rock. A edição que aconteceu em Marabá no último sábado (dia 14 de maio) é a segunda realização do coletivo, seguida de uma mesma realização na cidade de Tucuruí no mês de abril.
Os anfitriões do Teatro de Kimera (Marabá)
Aos poucos o Coletivo Poeira vai crescendo e somando seus trabalhos a outros atores da área musical. Dentro da construção da etapa de Marabá, o coletivo recebeu apoio e a colaboração de parceiros da cidade como o blog 'Cultura em Movimento' que trabalha há um ano em sua página na internet, somente com postagens referentes a questão cultural da região do interior do estado. Para Jairon Gomes - que comanda o blog - assim que ele soube da formação do coletivo no interior do estado, achou a idéia muito interessante - uma vez que a organização e mobilização das bandas acaba por ganhar uma dimensão maior e por sua vez uma representatividade mais consistente. Jairon Gomes ainda ressalta que dentro do contexto da música paraense que vêm do interior, temos alguns obstáculos a ultrapassar, e isso acontecerá naturalmente durante o processo que vai acontecendo.
Ilú Machado MPB Alternativa (Marabá)
A equipe do coletivo acredita que outros segmentos fortalecem a luta. A cadeia produtiva da música é grande e em nosso contexto ela vai passar pela realização do festival, vai ganhar outras dimensões como o da comunicação (daí o blog do Coletivo Poeira e o do Cultura em Movimento), novas mídias, comercialização da música produzida pelas bandas participantes, qualificação dos músicos, produção musical, marketing musical, e todo um universo de tamanha grandeza que aos poucos vamos contruindo coletivamente - assim acreditam os componentes do coletivo.
Poeira Rock!
Com as bandas conectadas entre si e também com as bandas e produções musicais da capital (Belém), as conexões começam aparecer. De maio à setembro Marabá será a capital da música em seus diversos gêneros, basta que citamos os eventos musicais que aconteceram daqui para frente. Teremos a I Edição das Seletivas Se Rasgum (no final de julho) - seletivas com bandas de rock e outros gêneros musicais, que uma vez o artista selecionado, já terá o seu passaporte garantido no palco do maior festival de música da Região Norte, que é o Se Rasgum. Em seguida haverá a realização do Rock Rio Tocantins - uma organização da LIBROM - Liga das Bandas de Rock de Marabá, e ainda em julho acontece a XVI Edição do Festival da Canção em Marabá (FECAM). Além do Festival da Canção de Parauapebas (FEMPA), Festival de Música da RBA e o Conexão Vivo de Música em seu segundo ano em Marabá nos dias 02 e 03 de setembro.
Agora é aguardar a realização da II Edição do Coletivo Poeira em Marabá, que segundo seus organizadores deverá acontecer entre junho à agosto.
Se quer ver mais fotos do evento, acesse o flickr do Jairon Gomes: http://www.flickr.com/photos/jairongomes/
0 comentários:
Postar um comentário