quinta-feira, 30 de junho de 2011

Rock in Rio Tocantins 3ª Edição - Informe


Pelo presente venho informar a bandas e público que foi publicada uma nota no jornal Correio do Tocantins dando informações sobre a 3ª Edição Rock Rio Tocantins (ver link) diante disto enfatizo o seguinte: O festival é de total responsabilidade da SECULT Secretaria Municipal de Cultura de Marabá, na pessoa do Sr. Jakson, ou seja, a Librom(Liga das bandas de rock de Marabá) não tem nenhum poder de decisão junto ao festival, poderes como; escolha de bandas que compõem o line-up e critérios para integrar a organização do festival, a única coisa que a Librom faz assim como o Coletivo Poeira é prestar um apoio logístico no que diz respeito a divulgação dentre outras ações. Mas vale mencionar que os eventos da Librom como Tabóca Cultural (rock na praça) e eventos do Coletivo Poeira (Caldeira Cultural) são vitrines para avaliação da SECULT.

Informo ainda que este ano o festival abrirá espaço para bandas de fora, bandas estas de nível nacional, e no momento o Sr. Jakson (SECULT) está trabalhando no fechamento destas bandas. 

 
Nota do jornal Correio do Tocantins

1 comentários:

Engenheiro Roschach disse...

As empresas que patrocinam o evento chamado” Se rasgum” estão de parabéns por estarem patrocinando um acontecimento de grande importância para a cultura e desenvolvimento social. A Se rasgum por onde passa deixa sua marca registrada, ela que já deu a oportunidade para diversas bandas de garagem desconhecidas pelo público a serem reconhecidas pela sua qualidade musical quando escolhidas por seu mérito. Agora que chegou a Marabá em sua primeira edição trouxe muita esperança para as bandas locais, que jamais tiveram essa oportunidade para estar mostrando seu trabalho além da sua cidade.
Os patrocinadores e os líderes da Se rasgum fizeram como estava no script, montaram, toda a estrutura, todo o processo para que houvesse a seleção das bandas e fizeram com que todo esse sonho de bandas coadjuvantes viessem a tona. E as bandas por sua vez não deixaram por menos; comporam músicas com toda a bagagem que assimilaram durante anos de esmero, esses pequenos músicos fizeram com que um sonho muito antigo pudesse acontecer, que é o sonho de disputar num evento grande com outras bandas que também almejam o sucesso. O palco estava lá, o público compareceu, o público votou. Tudo estava perfeito, havia esperança e era emocionante sentir aquela dúvida: - quem será o vencedor, será que será nossa banda? Aí foi dado o resultado. Um resultado, que surpreendeu, calou e feriu o coração de uma grande maioria dos que ainda estavam lá presentes. Os ganhadores do primeiro lugar foram sensacionais, eles mostraram porque estão preparados para enfrentar outros grupos musicais em Belém. Mas quanto aos ganhadores do segundo lugar, foi esse o problema, ninguém conseguiu digerir, nenhum dos que estavam presentes entenderam esse resultado. Todos ficaram confusos, pasmos e fizeram uma pergunta que não quer calar, o que foi que aconteceu?
Ora esse evento que presta serviços as pessoas e que diz em seu regulamento julgar as bandas com sua técnica musical, sua composição, sua regionalidade, sua originalidade, seu ensaio para apresentar um trabalho e um som de qualidade ao público. Isso não aconteceu, isso deixou muita gente triste, porque nada do que foi colocado como regra aplacou nesse resultado. O público não é ingênuo, existem pessoas em Marabá que entendem de música, que buscam qualidade e música boa, esse resultado deixou a imagem da Se rasgum feia para todos, e os patrocinadores apartir disto tem que ficar com um pé atrás quanto a esses fatores que tiram toda a magia do evento.
A Se rasgum tem nome, ela tem bagagem e não pode ser negligente, é claro que equívocos acontecem, afinal somos todos seres humanos. Venho através deste texto em nome de todo o público, das bandas, em nome da música de qualidade(que é o selo da Se rasgum) em nome da democracia pedir encarecidamente que ponha mais uma banda para disputar em Belém contra as bandas de lá, até porque seria injusto desclassificar a de segunda posição. O evento foi registrado ao vivo e todo mundo viu, todo mundo aprendeu quepor ser a primeira realização em Marabá erros são aceitos, para que se possa melhorar da segunda vez. E decisões tem de ser tomadas quando o público pede, afinal eles são a voz de todos.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para citar fatos que poderiam melhorar o evento, por exemplo: - Montar um grupo de jurados que apareça e mostre a imparcialidade das votações, que seja apurado o voto do público abertamente para não haver dúvidas. Como muita música autoral é desconhecida ao público, seria bom colocar no telão as letras da música para o povo passar a conhecer não só o som, mas a mensagem que o grupo está tentando evidenciar

Postar um comentário